Porto Velho
Seca do rio Madeira preocupa Defesa Civil, em Porto Velho: ‘fora da normalidade’
Compartilhe:
Rio chegou aos 5,1 metros nesta semana. Defesa Civil monitora situação das famílias do alto e baixo Madeira.
O rio Madeira, em Porto Velho, chegou à marca dos 5,1 metros, informou a Defesa Civil. De acordo com o monitoramento hidrológico, o nível do rio é preocupante para esta época do ano.
Ribeirinhos, pescadores, banhistas e proprietários de embarcações devem redobrar a atenção durante o período de estiagem, já que nessa época, é comum que bancos de areia se formem ao longo do rio.
De acordo com a Defesa Civil, a população não deve buscar esses locais para banho, devido ao risco de ataques de predadores.
Mais de 15 mil famílias vivem nas regiões do alto e baixo Madeira e devem receber uma atenção especial nesta época do ano, já que eles são os principais atingidos seja pela cheia ou seca do rio.
De acordo com a Defesa Civil, uma equipe monitora a situação e já realiza a distribuição de mais de 600 fardos de água potável e hipoclorito de sódio.
Seca histórica
Em 2022, o rio Madeira registrou a menor cota da série histórica, quando chegou a 1,44 metro. Até então, a menor cota havia sido registrada em 2005, quando chegou a 1,63 metro.
As marcações foram feitas pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), na ponte Rondon-Roosevelt, que liga as BRs-364 e 319, e divulgadas na plataforma de coleta de dados do órgão.